Você já usou CLA?
Publicado por Suplemento em 18 Dez 2007 | sob: Sem Categoria, CLA
http://www.suplementoesaude.com.br
Conte a sua experiência com o uso de CLA. (conhecido como óleo de cartamo, óleo linoléico, saiba mais aqui) Na academia aonde eu treino um professor mencionou que havia um aluno que diz estar tomando quantidades grandes de CLA e que o aumento de massa foi enorme. Existem algums pesquisas que mostram um aumento de massa decorrente do uso de CLA, e o que você acha ou fez?

R$ 93,90


LA Accelerator - 120 Soft Gel (Ácido Linoléico) - Midway
R$ 75,00
| Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 427
Fonte: Midway
CLA é o nome dado ao grupo de isômeros geométricos dienóicos conjugados do ácido linolêico, considerado por alguns autores um ácido graxo dietético. Está presente em quantidades relativamente altas nas carnes e produtos lácteos. Atualmente, estudos sugerem que o CLA tenha um efeito lipolítico por atuar sobre a atividade da lipase de lipoproteína. As evidências cientificas demonstram que o CLA inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura. Este processo obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras.
CLA a nova onda para emagrecer!
Mais de 2 décadas de pesquisas mostraram que o CLA pode ajudar na redução de gordura corporal de forma muito significativa. Pesquisas mais recentes tem demonstrado também sua capacidade de manutenção e aumento de tecido muscular, o que é importantíssimo para se manter um metabolismo acelerado. Seus efeitos antioxidantes também são muito conhecidos.
Em 02/01/2005 o jornal “O GLOBO” publicou uma matéria em que a chamada era a seguinte: “Para ajudar a queimar gorduras e a emagrecer, pílulas de CLA - viram febre de verão no Rio e em São Paulo”
Em 07/02/2007 a revista “ISTO É” publicou a seguinte matéria: “Gordura do Bem - A capacidade do composto de reduzir lipídios está confirmada por várias pesquisas. Uma delas, feita na Universidade Estadual de Campinas, revelou uma diminuição de 18% do tecido adiposo em ratos alimentados com dieta rica na substância”
O interesse científico pelo CLA foi despertado em 1988, quando um pesquisador da universidade de Wisconsin descobriu as propriedades anti-cancerígenas do CLA [4]. A partir daí diversas pesquisas foram feitas com o CLA, e os resultados foram surpreendentes.
Estudos evidenciaram o seguinte sobre o CLA:
O uso do CLA tem produzido aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências de que o CLA inibe o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.
A suplementação com CLA produz efeitos tanto em pessoas sedentárias como naquelas que praticam atividades físicas, mas pesquisas sugerem que o CLA é mais eficiente na redução da gordura daqueles que praticam atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas (musculação).
Existem evidências de que pessoas que param de fazer dieta, quando estão tomando CLA, estão mais propensos a ganhar massa muscular e não gordura [2].
Estudos indicam que o CLA tem propriedades anti-oxidantes e anti-catabólicas, e é um importante aliado do nosso sistema imunológico [1].
O CLA pode ser encontrado naturalmente em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite. Contudo, na prática não dá para você obter todo CLA que precisa só contando com a alimentação normal do dia-a-dia. Isso porque você teria que consumir pelo menos 500g de gordura, na sua maioria saturada, todos os dias para obter uma quantidade significante de CLA, que é de aproximadamente 3g por dia. Isso daria mais de 4500 calorias por dia só desses alimentos ricos em CLA [6].
Dessa forma, se você quer realmente atingir o consumo de CLA sugerido pelas pesquisas, o mais indicado é que você recorra a suplementos de CLA.
Pesquisas:
Num estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores suecos, publicado na edição de Dezembro de 2000 do “Jornal da Nutrição”, descobriu-se que o CLA reduz a gordura e aumenta o tecido muscular.
De acordo com o estudo, foi observada uma redução média de 2,7Kg de gordura no grupo que tomou o CLA, comparado com o grupo que não tomou o CLA [3]
O Dr. Michael Pariza, que conduziu pesquisas com o CLA na universidade de Wisconsin, relatou que o CLA faz com que as células de gordura se mantenham pequenas, “murchas” [4].
Pesquisadores da Noruega estudaram os efeitos do CLA em pessoas saudáveis, porém um pouco acima do peso. Foi dado 1,7g, 3,4g, 5,1g, ou 6,8g de CLA por dia [6].
Todos os grupos mostraram uma redução significativa da gordura corporal e um aumento da massa muscular magra, mas esse efeito foi mais significativo nos 2 últimos grupos. Foi também observado que todos os grupos mostraram uma redução nos níveis de colesterol.
Um recente estudo verificou que o consumo de 4,2g de CLA por dia em 53 indivíduos saudáveis levou a uma perda de 3,8% de gordura, comparado com indivíduos que não tomaram o CLA [8].
Sinergia
Em estudos com animais, a combinação do CLA com guaraná demonstrou reduzir as células de gordura em 50%.
Fonte: Journal Food Society (2000);
Anticancer Research (1998);
Cancer Res. (1997); Journal Nutrition (1997);
Estudos sobre CLA
Um recente estudo publicado na edição de Junho do American Journal of Clinical Nutrition trouxe mais revelações surpreendentes sobre o CLA. Foi o primeiro estudo de longo prazo feito com o CLA. Esse estudo mostrou que indivíduos acima do seu peso normal que tomaram CLA tiveram uma notável perda de gordura corporal. O que chamou a atenção é que os resultados foram obtidos sem qualquer mudança nos seus hábitos alimentares ou estilo de vida.
Esse novo estudo que foi realizado pelo pesquisador Jean-Michel Gaullier, PhD, com o Grupo de Pesquisadores Médicos da Escandinávia envolveu 180 homens e mulheres acima do peso, todos com IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30. Um IMC acima de 25 tem sido relacionado ao aumento do risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, tais como a diabetes.
Eles foram aleatoriamente divididos em 2 grupos. Um deles tomou CLA e outro tomou pílulas placebo (sem nenhuma finalidade).
No final do período estudado:
Todos os indivíduos do grupo que tomou CLA perderam peso, enquanto que os indivíduos do grupo placebo continuaram com o mesmo peso.
As pessoas do grupo que tomou CLA tiveram uma perda de gordura corporal, que variou entre 7% a 9%, sendo que as do grupo placebo não tiveram nenhuma diminuição da gordura corporal.
Os voluntários que tomaram CLA tiveram ganhos de massa muscular. Lembre-se que a quantidade de massa muscular é o fator mais importante para acelerar o seu metabolismo e ajudar na queima de gorduras.
Segundo Gaullier o estudo mostrou que “aqueles que tomaram CLA perderam 7% a 9% da gordura corporal mesmo sem mudar seus estilos de vida e hábitos alimentares. Isso sugere fortemente que os efeitos observados do CLA na composição corporal independem da dieta”.
Segundo o pesquisador, os resultados desse estudo não só confirmam como também ampliam as descobertas anteriores baseadas em estudos de curto prazo sobre o CLA.
Os mecanismos do CLA que levam à diminuição da gordura corporal e ao aumento da massa muscular não estão completamente desvendados. “Há indícios de que o CLA atue eliminando as células de gordura, encolhendo essas células e mantendo elas “murchas”, ou ainda acelerando o metabolismo e com isso promovendo a perda de gordura”, ele explica.
Fonte: The Journal of Nutrition, April, 2005;
American Journal of Clinical Nutrition, June 2004;
Obtive resultados excelentes ao usar por vários meses o CLA da Probiótica que é chamado de CA Probiotica. Perdi vários quilos e ganhei massa muscular e tomo até hoje. Recomendo